15 de jan. de 2010

Haiti



HAITI:

PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL

MOBILIZAM SOCIEDADE PARA

AJUDA HUMANITÁRIA

Missionários Redentoristas envolvem 11 paróquias, de nove cidades, no Paraná e Mato Grosso do Sul, além de New Jersey (EUA) para angariar recursos às vítimas do terremoto

Sob a coordenação da Província de Campo Grande, 11 paróquias do Paraná e Mato Grosso do Sul, desencadearam uma campanha de mobilização em suas comunidades para ajudar o Haiti, onde um terremoto na quarta-feira matou milhares de pessoas, deixando outras centenas de milhares desabrigadas. Também participam da campanha uma paróquia em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e as equipes missionárias, sediadas em Ponta Grossa (PR) e Aquidauana (MS). Administradas pelos Missionários Redentoristas, da Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR), que tem como carisma o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que também é Padroeira do Haiti, as Igrejas vão destinar parte das coletas realizadas durante as celebrações ao socorro das vítimas da tragédia.

O dinheiro arrecadado será encaminhado à Vice-Província de Porto Príncipe, na capital haitiana, como auxílio humanitário para atender as famílias vitimadas pelo terremoto. Através da Igreja, e para a Igreja, a intenção é contribuir com recursos para garantir o resgate social, o atendimento médico e manutenção dos serviços pastorais e de evangelização, já que muitas Igrejas também foram destruídas. Em uma delas, inclusive, uma das vítimas fatais foi a Dr. Zilda Arns, brasileira, coordenadora internacional da Pastoral da Criança.

O superior provincial da Província de Campo Grande, padre Joaquim Parron, destaca a importância da Igreja na reconstrução do Haiti, atendendo também a um apelo do Papa Bento XVI, que pediu ao mundo solidariedade com o Haiti. “Com o apoio das comunidades onde atuamos, queremos dar nossa contribuição às vítimas de uma tragédia que torna ainda mais difícil a reestruturação de um dos países mais pobres da América Latina, que ainda vive sob o trauma da guerra civil”, diz Parron.

Fazem parte do esforço pró-Haiti os três santuários da província, localizados em Curitiba e Paranaguá, no Paraná, e de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em Paranaguá está o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Os outros dois são de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As outras paróquias estão em Guaratuba, Telêmaco Borba e duas em Londrina, no Paraná, além de Aquidauana e uma segunda em Campo Grande, no Lajeado.

A província vai destinar 50% da arrecadação de todas as celebrações deste final de semana (sexta a domingo) das 11 paróquias. A ação também contempla metade da coleta das tradicionais novenas de quarta-feira, que levam mais de 40 mil pessoas aos santuários de Curitiba e Campo Grande. Em um único dia são 17 novenas na capital paranaense e outras nove no Mato Grosso do Sul.

A Vice-Província Redentorista no Haiti, coordenada pelo padre Adonaï Jean-Juste, fica em Porto Príncipe, no endereço Maison Saint Clément, HT 6110.

Como participar:

Além da destinação de parte das coletas, a Província de Campo abriu uma conta específica para receber doações. A pessoa interessada em doar também poderá deixar sua contribuição nas secretarias das Igrejas que participam da campanha.

Conta Corrente:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

AGÊNCIA: 0997 / CONTA: 665-0

OPERAÇÃO: 003 (para uso nos terminais de auto-atendimento)

Informações:

Ana Paula Rodrigues Ferreira

Assessoria de Imprensa da Província de Campo Grande

(41) 9633-2960 / apaularodrigues@uol.com.br