AVISOS DO CRAS
Ao final deste boletim a definição dos símbolos do Espírito Santo conforme o Catecismo da Igreja Católica.
O Corpus Christi este ano de 2009 será no dia 11/06, o Santuário irá montar seus tradicionais tapetes neste dia em frente ao Tribunal de Justiça, convidamos à comunidade a participar deste momento, nos concentraremos em frente ao Tribunal a partir das 07h00. Se você quiser participar deixe seu nome no CRAS, telefone: 3363-7427.
A partir desta quarta-feira dia 27/06 no período do inverno o Provopar estará fazendo a Campanha Doe Calor, haverá um ônibus na Rua Ivo Leão ao lado do Santuário recebendo a doação de agasalhos e cobertores, sua generosidade aquecerá muitas famílias.
Nestes 40 anos de Santuário, no período de 20 a 28 de junho será comemorada a grande festa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o tema “Maria nos envia em missão”. Programe-se e participe do novenário.
Neste mês de maio e início de junho o Santuário está promovendo as tradicionais romarias do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em comemoração à Festa da Padroeira, as próximas visitas serão: Fazenda Rio Grande Paróquia Nossa Senhora da Luz, com saída 17h30min. em frente ao Santuário. Informamos que os interessados deverão ir de condução própria e os que puderem forneçam carona para os demais romeiros, e dia 18/06 saíra uma romaria com destino a Telêmaco Borba/PR, Paróquia Nossa Senhora de Fátima `as 12h45min, com retorno no mesmo dia 18/06 com previsão de chegada às 01h30min do dia 19/06, o valor da passagem é de R$ 35,00, as passagens estão à venda na Secretaria do Santuário. Mais informações sobre as romarias direto no Santuário telefone: 3253-2031.
A próxima reunião de formação sobre o Documento de Aparecida será no dia 14/06 às 15h00 no CRAS. Participe e conheça mais sobre a Igreja e seus Documentos.
Gostaria de ter dicas para entrevista, como se vestir, como se portar na hora de arrumar um emprego? Então participe do Projeto de inclusão de pessoas no mercado de trabalho, a palestra será no dia 09/06 às 19h00.
O Crisma este ano será no dia 07/06 na Missa das 10h30min, a missa será presidida por Dom João Carlos Seneme.
Acompanhe pela Rádio Banda B AM 550 o momento de Oração e Consagração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, toda quarta-feira às 12h00, a espiritualidade é conduzida pelo missionário redentorista Pe. Gelson Luiz Mikuszka, CSsR.
Está a venda na lojinha do Santuário o livro “Fé e Missão - História da Província de Campo Grande 1929 a 1989”, escrito pelo Missionário Redentorista Pe. Gelson Luiz Mikuszka.
Catequese para adultos, inscrições abertas, início 05/08, aulas às quartas-feiras das 19h30min às 21h00, duração de 01 ano, preparação para o Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, taxa do material R$ 40,00. Vagas limitadas.
Se você tem mais de 40 anos venha participar da pastoral da pessoa idosa, os encontros acontecem às terças e quintas-feiras a partir das 14h30min, nestes encontros além da troca de experiências ocorrem cursos de artesanato. Não há custo para os participantes. Mais informações no CRAS: 3363-7427 ou Rua Ubaldino do Amaral, 204.
Próximo curso de Batismo dia 05/06 às 19h30min, inscrições até 03/06.
Confira o Bate Papo Informativo às 08h23 na segunda, terça, quinta, sexta e sábado e na segunda, terça, quinta, sexta, sábado e domingo às 16h30 e 22h00 na rádio Perpétuo Socorro no endereço: www.perpetuosocorro.org.br.
Terapia em grupo para casais, toda segunda-feira às 20h00, esta terapia é conduzida por uma psicóloga especialista.
Triagem para psicólogos às quintas-feiras, agende antecipadamente, informações: 3363-7427.
O CRAS fornece gratuitamente atendimento com nutricionista, fonoaudiólogo e orientação jurídica. Agende seu atendimento diretamente no CRAS ou pelo telefone: 3363-7427.
Você conhece o projeto crianças da Padroeira? Este projeto trabalha com crianças em idade de 08 a 12 anos, que estejam cursando o ensino fundamental, o objetivo é trabalhar com os transtornos comportamentais e com a dificuldade de aprendizado, se você conhece alguma criança que necessita deste atendimento, peça para o pai ou a mãe vir ao CRAS ou ligar: 3363-7427.
Você é ou conhece algum jovem em idade de prestar vestibular? Então saiba que o CRAS oferece orientação vocacional, esta orientação visa auxiliar o jovem na sua escolha pela profissão.
Atendimento Espiritual. Os Confessionários do Santuário agora têm um espaço reservado para a direção espiritual dos fiéis. Todas as quartas-feiras o Irmão Jorge, missionário redentorista, estará atendendo pessoas para uma conversa e uma orientação em sua caminhada. Esta é mais uma opção de atendimento nas quartas-feiras, além do Sacramento da Confissão, ministrado pelos sacerdotes.
Para você que já concluiu o ensino médio e tem mais que 18 anos o Colégio Estadual Professor Guido Straube, localizado na Rua Jacarezinho, 1680 nas Mercês, está realizando os cursos de capacitação profissional nas seguintes áreas: “Cuidador de idosos”, “Agente Comunitário de Saúde” e “Secretariado”, informações e reservas de vagas diretamente no local ou pelo telefone: 3335-8241.
OUTRAS PARÓQUIAS:
Curso de Aprofundamento Teológico - A Escola Arquidiocesana de Curitiba está promovendo curso de aprofundamento Teológico que visa capacitar os agentes de Pastoral Litúrgica para um melhor conhecimento da Liturgia. Além dos agentes, podem participar integrantes das equipes de celebração, catequistas e todos aqueles que desejarem aprofundar seus conhecimentos nesta área. As inscrições podem ser feitas no Centro de Pastoral, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na av. Jaime Reis, 369. Como os módulos são independentes, os interessados poderão iniciar o curso em qualquer época. Informações pelo telefone 2105-6363, das 14h às 17h, com Irmã Lúcia.
Congresso Bíblico - A Conferência dos Religiosos do Brasil - Regional Paraná, promove nos dias 06 e 07 de junho, um Congresso Bíblico sobre a vida e missão de São Paulo, no Colégio Bom Jesus, em Curitiba. Destinado aos religiosos, leigos e engajados na Igreja, o evento inclui celebrações, orações e círculo de palestras, com os seguintes temas: "Paulo, Discípulo-missionário de Jesus Cristo", "Atualidade de São Paulo para uma eclesiologia desde Aparecida e "Graça e justificação em Paulo". As inscrições podem ser feita pelo correio, e-mail: crb@crbpr.com.br ou ainda, no primeiro dia do Congresso. O valor é de R$30,00 (hospedagem e alimentação será por conta do participante). Outras informações pelos telefones 3324-4031 e 3233-9228.
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Mais informações sobre estes avisos e inscrições no endereço Rua Ubaldino do Amaral, 204 ou pelo telefone: 3363-7427.
OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
694. A água. O simbolismo da água é significativo da acção do Espírito Santo no Baptismo, pois que, após a invocação do Espírito Santo, ela torna-se o sinal sacramental eficaz do novo nascimento. Do mesmo modo que a gestação do nosso primeiro nascimento se operou na água, assim a água baptismal significa realmente que o nosso nascimento para a vida divina nos é dado no Espírito Santo. Mas, «baptizados num só Espírito», «a todos nos foi dado beber de um único Espírito» (1 Cor 12, 13): portanto, o Espírito é também pessoalmente a Agua viva que brota de Cristo crucificado (17) como da sua fonte, e jorra em nós para a vida eterna (18).
695. A unção. O simbolismo da unção com óleo é também significativo do Espírito Santo, a ponto de se tomar o seu sinónimo (19). Na iniciação cristã, ela é o sinal sacramental da Confirmação, que justamente nas Igrejas Orientais se chama «Crismação». Mas, para lhe apreender toda a força, temos de voltar à primeira unção realizada pelo Espírito Santo: a de Jesus. Cristo («Messias» em hebraico) significa «ungido» pelo Espírito de Deus. Houve «ungidos» do Senhor na antiga Aliança (20), sobretudo o rei David (21). Mas Jesus é o ungido de Deus de maneira única: a humanidade que o Filho assume é totalmente «ungida pelo Espírito Santo». Jesus é constituído «Cristo» pelo Espírito Santo (22). A Virgem Maria concebe Cristo do Espírito Santo, que pelo anjo O anuncia como Cristo aquando do seu nascimento (23) e leva Simeão a ir ao templo ver o Cristo do Senhor (24). É Ele que enche Cristo (25) e cujo poder emana de Cristo nos seus actos de cura e salvamento (26). Finalmente, é Ele que ressuscita Jesus de entre os mortos (27). Então, plenamente constituído «Cristo» na sua humanidade vencedora da morte (28), Jesus difunde em profusão o Espírito Santo, até que «os santos» constituam, na sua união à humanidade do Filho de Deus, o «homem adulto à medida completa da plenitude de Cristo» (Ef 4, 13), «o Cristo total», para empregar a expressão de Santo Agostinho (29).
696. O fogo. Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos actos do Espírito Santo. O profeta Elias, que «apareceu como um fogo e cuja palavra queimava como um facho ardente» (Sir 48, 1), pela sua oração faz descer o fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo (30), figura do fogo do Espírito Santo, que transforma aquilo em que toca. João Baptista, que «irá à frente do Senhor com o espírito e a força de Elias» (Lc 1, 17), anuncia Cristo como Aquele que «há-de baptizar no Espírito Santo e no fogo» (Lc 3, 16), aquele Espírito do qual Jesus dirá: «Eu vim lançar fogo sobre a terra e só quero que ele se tenha ateado!» (Lc 12, 49). É sob a forma de línguas, «uma espécie de línguas de fogo», que o Espírito Santo repousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si (31). A tradição espiritual reterá este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da acção do Espírito Santo (32). «Não apagueis o Espírito!» (1 Ts 5, 19).
697. A nuvem e a luz. Estes dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Desde as teofanias do Antigo Testamento, a nuvem, umas vezes escura, outras luminosa, revela o Deus vivo e salvador, velando a transcendência da sua glória: a Moisés no monte Sinai (33), na tenda da reunião (34) e durante a marcha pelo deserto (35); a Salomão, aquando da dedicação do templo (36). Ora estas figuras são realizadas por Cristo no Espírito Santo. É Ele que desce sobre a Virgem Maria e a cobre «com a sua sombra», para que conceba e dê à luz Jesus (37). No monte da transfiguração, é Ele que «sobrevém na nuvem que cobriu da sua sombra» Jesus, Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João, nuvem da qual se fez ouvir uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o meu Eleito, escutai-O!"» (Lc 9, 35). E, enfim, a mesma nuvem que «esconde Jesus aos olhos» dos discípulos no dia da Ascensão (38) e que O revelará como Filho do Homem na sua glória, no dia da sua vinda (39).
698. O selo é um símbolo próximo do da unção. Com efeito, foi a Cristo que «Deus marcou com o seu selo» (Jo 6, 27) e é n'Ele que o Pai nos marca também com o seu selo» (40). Porque indica o efeito indelével da unção do Espírito Santo nos sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Ordem, a imagem do selo («sphragis») foi utilizada em certas tradições teológicas para exprimir o «carácter» indelével, impresso por estes três sacramentos, que não podem ser repetidos.
699. A mão. É pela imposição das mãos que Jesus cura os doentes (41) e abençoa as crianças (42). O mesmo farão os Apóstolos, em seu nome (43). Ainda mais: é pela imposição das mãos dos Apóstolos que o Espírito Santo é dado (44). A Epístola aos Hebreus coloca a imposição das mãos no número dos «artigos fundamentais» do seu ensino (45). Este sinal da efusão omnipotente do Espírito Santo, guarda-o a Igreja nas suas epicleses sacramentais.
700. O dedo. «É pelo dedo de Deus que Jesus expulsa os demónios» (46). Se a Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra «pelo dedo de Deus» (Ex 31, 18), a «carta de Cristo», entregue ao cuidado dos Apóstolos, «é escrita com o Espírito de Deus vivo: não em placas de pedra, mas em placas que são corações de carne» (2 Cor 3, 3). O hino «Veni Creator Spiritus» invoca o Espírito Santo como «digitus paternae dexterae» — «Dedo da mão direita do Pai» (47).
701. A pomba. No final do dilúvio (cujo simbolismo tem a ver com o Baptismo), a pomba solta por Noé regressa com um ramo verde de oliveira no bico, sinal de que a terra é outra vez habitável /48). Quando Cristo sobe das águas do seu baptismo, o Espírito Santo, sob a forma duma pomba, desce e paira sobre Ele (49). O Espírito desce e repousa no coração purificado dos baptizados. Em certas igrejas, a sagrada Reserva eucarística é conservada num relicário metálico em forma de pomba (o columbarium) suspenso sobre o altar. O símbolo da pomba para significar o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica, retirado do site do Vaticano: www.vatican.va