12 de mar. de 2009

Grupo de Reflexão sobre a CF 2009



Acompanhe pela rádio web Perpétuo Socorro o grupo de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2009, sextas-feiras, sábados e domingos às 15h30min e às 18h35min no endereço: http://www.perpetuosocorro.org.br/.

Os livrinhos para acompanhar a reflexão encontram-se à venda na Secretaria do CRAS ao valor de R$ 1,00. Telefone: 3363-7427

Campanha da Fraternidade de 2009

A CNBB escolheu como tema para a CF de 2009 "Fraternidade e Segurança Pública" e como lema: "A paz é fruto da Justiça" (Is 32,17). A CNBB pretende, com esta Campanha, debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma Cultura da Paz, fundamentada na justiça social.

Diariamente, chegam de todos os cantos do país notícias de injustiças e violências mais diversas. Nossa sociedade se torna cada vez masi insegura, e a convivência entre as pessoas é cada vez mais difícil e delicada. A igreja quer contribuir para que esse processo seja revertido através da força transformadora do Evangelho. Todos somos convidados a uma profunda conversão, e a assumir as atitudes e opções de Jesus Cristo, únicos valores capazes de garantir, de verdade, a eficaz construção de uma sociedade mais justa e solidária e, consequentemente, mais segura. A Quaresma, sem dúvida, é um tempo forte para que todos busquem a conversão e vivam um tempo de graça e salvação.

Através da oração, do jejum, da prática da caridade, da escuta da Palavra, na participação nos sacramentos, na vida comunitária e na prática do amor solidário, nos preparamos para viver, de maneira intensa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa. A CF mantém e fortalece o espírito quaresmal, mostrando ser positivo o fato da mesma (CF) acontecer durante este tempo litúrgico.

ORAÇÃO DA CF 2009

Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,

que nos abrigais à sombra de vossas asas,

defendeis e proteigeis a todos nós, vossa família,

como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.

Nesse tempo em que nos chamais à conversão,

à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,

pedimos perdão pela violência e pelo ódio

que geram medo e insegurança.

Senhor, que a vossa graça venha até nós

e transforme nosso coração.

Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo,

para que a Campanha da Fraternidade

seja um forte instrumento de conversão.

Sejam criadas as condições necessárias

para que todos vivamos em segurança,

na paz e na justiça que desejais.

Amém.

Fonte: Subsídio Popular - Arquidiocese de Curitiba